quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

ARTE EM PEDRAS

PEDRAS
O estado do Rio Grande do Norte é privilegiado em seu subsolo, com jazidas de minerais diversos, sendo que em alguns casos inexplorado; com destaque para a Região do Seridó; nos municípios de Parelhas, Equador, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Jardim do Seridó, Acarí, Cerro Corá, Bodó, Santana do Matos, São Tomé, Lages, Jucurutu, São Rafael. na região do médio Oeste, nas cidades de: Apodi, Tenente Ananias e Paraná.
Destacamos a Dolomita em várias cores e tons, Mármore, Tactita, Calcita Serpenitinoxa; com destaque para o MÁRMORE ONIX, com a única jazida conhecida no Brasil, no município de Santana do Matos. Devemos considerar também as pedras semi - preciosas, tais como: Berilo, Colombita, turmalina, Água Marinha, Gemas diversas.
Com uma exploração ainda rudimentar na parte das pedras semi- preciosas, o trabalho de lapidação ainda é pequeno, mas já se produz produtos utilitários e de decoração; porta retrato, porta guardanapos, cinzeiro, vasos, candelabros, saleiros, peças para mesas e escritórios, base abajut, flores, frutos, animais diversos, produtos para revestimento de paredes e pisos. Além de peças de mobília como mesas, bureaut e centros.
Se dar especificamente na unidade de produção da FUNDAC, Unidade de produção da Prefeitura Municipal de Currais Novos - RN.
(Fonte: Sine/RN)

Nenhum comentário: