domingo, 28 de setembro de 2008

ALPHORRIA - 15 ANOS ATRÁS

Alphorria é a uma das bandas que melhor representam o movimento regueiro do Rio Grande do Norte. O som é uma fusão do reggae com o coco de roda e o baião. O grupo composto por Dudu Talfik (teclados), Beethoven (sax, percussão e vocal), Carlinhos Suassuna (guitarra e backing vocal), Jolian (baixo), Rildo Lima (vocal) e Sílvio Franco (bateria) gravou em 94 seu primeiro CD, “Alphorria”. Abriu shows para Cidade Negra, Lulu Santos e Asa de Águia, e foi a primeira banda de reggae a tocar no "carnatal", puxando um trio elétrico. Entre suas músicas mais conhecidas estão “Minuto” e “Sonho Rasta”.
(Fonte: Poeiras e Cantos)

ANA FERNANDÊZ

Cantora. Compositora. De estilo romântico, teve seu primeiro disco apresentado pelo instrumentista e compositor Antônio Adolfo, que a ela se referiu da seguinte maneira: "dona de uma bela voz, carrega dentro de si toda a mistura que compõe a musicalidade de nosso povo".Iniciou a carreira artística na década de 1980. Em 1992, gravou seu primeiro disco, o LP Vem me enlouquecer", no qual se destacou a música "Me faz sonhar", parceria com Romildo Soares e Fábio Fernandez, com a qual ganhou o prêmio Sharp de revelação regional daquele ano. Fazem parte do mesmo disco as músicas "Depois de tantos anos",com Nelson Wellington, "Sonhando com a saudade", com Antônio Adolfo e Nelson Wellington, "Tudo o que eu queria", com Alexandre Lacerda, e "Vem me enlouquecer", com Nelson Wellington. Em 1993, teve a música "Arte e devoção", com Antônio Adolfo e Nelson Wellington, gravada por Elymar Santos, no LP "Vida de cigano". Em 1998, fez com Elymar Santos as músicas "Dona da minha paixão", "Não judia de mim" e "Sou feliz, sou Imperatriz", na qual também foi parceiro o compositor Preto Jóia, e que foram gravadas por Elymar Santos, no CD "Na pele do tambor". Nesse ano, participou do CD "Apologia", da cantora Regina Justa, interpretando as músicas "Desabafo" e "O sertanejo", ambas de João Feijão e Regina Justa. Ainda em 1998, teve as músicas "Rodeio e bailão", com Ricardo Félix, "É bom amar você", com Maria da Paz, "Aguenta peão", com Ricardo Félix, e "Gato felino", com Tivas, gravadas por Eliane Camargo no CD "Rainha do bailão - volume 4". Em 2000, teve duas composições registradas pela cantora Mariângela Figueiredo, no CD "Travessa": "Embriagada de saudade", com Romildo Soares e "Nas asas do destino", com Ricardo Félix. Em 2001, "Miragem", música em parceria com Ricardo Félix foi gravada no CD "Mulher esperta", de Eliane Camargo. No CD "Clube da viola - volume 3" teve registrada a música "Forró, suor e fricote", com Ricardo Felix, na voz da dupla Guilherme e Gustavo.
(Fonte: Poeiras e Cantos)

POESIA DE DETH HAAK

NATAL UM MAR DE POESIAS!
Elevo a Senhora da Apresentação a doce prece
Na homilia que canto em lirismo, a ti oh! Deidade
No alumbre da noite que ao dia ora entardece
Irisando mar que banha areia da Natal cidade...
No luzeiro de contas que a Via Costeira oferece
É como rendilha que cintila, é bem verdade,
Ao refletir na Ponta Negra a que mais padece
Entre músculos de aço e concreto a cruel realidade!
Que ao olhar pranteia o papiro, que assim desperta
Tecendo poemas ao Morro do Careca á obra viva,
Rutilando a pena em versos que ao criador decreta!
Natal um mar de poesias! A miragem ora absorvida
No Rio Potengi, o luar acalenta a Ponta Negra aflita
A indagar, que será de ti, se a grã Duna for escondida?

ARTE DE MÁRLIO FORTE




POEMA DE EDUARDO ALEXANDRE

O BOBO DA CORTE
Eu, o bobo da corte
menino vadio
perambulador
sorrio da vida
me afogo na dor
Divirto a platéia
zombo
do governador
Sou rico
e sou pobre
amado
chutado
amante, eu sou.

MAGUINHO DA SILVA

Maguinho da silva é o pseudônimo de paulo ricardo da silva músico e professor de inglês do estado do rio grande do norte...paulo foi band líder da extinta banda zaratustra q já fez historia nos anos 90 na cena indie local...logo em seguida(2000) paulo e alguns integrantes do zaratustra se reúnem novamente para montar a banda casa de oratis...mas logo se encerram os trabalhos...e em 2007 ele retoma a banda e entra em estúdio para gravar seu disco com a colaboração de outros músicos(joab quental...batera,chaves na guitarra e gabiru no baixo) . O musico tem bastante influencia de samba,da geração beat, psicodelismo , tom zé e mangue beat...o disco ainda inédito esta pra sair no segundo semestre de 2008 pelo selo independente ‘”coletivo records”, mas pode encontrar uma musica desse trabalho em uma coletânea do selo coletivo records q foi lançada em 2007.
(Fonte: Coletivo Record)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

EXPERIÊNCIA ÁPYUS

No início, a única pretensão era soar despretensioso. Marlos Ápyus, com uma breve história na música potiguar acordou com o selo DoSol Records a gravação de algumas de suas canções e, de um projeto solo e tímido em “voz & violão”, nasceu a banda Experiência Ápyus, quinteto com incontáveis influências musicais e um campo de trabalho praticamente ilimitado. Regidos pelo violão de nylon, partem em questão de segundos do samba mais tradicional ao funk mais suingado sem perder a coerência. O ano de 2004 foi extremamente positivo para a Experiência Ápyus. Iniciou-se com uma apresentação para 50 pagantes na Casa da Ribeira e encerrou-se com um show para 10 mil pessoas na Arena do Imirá Plaza abrindo para os Paralamas do Sucesso. Neste meio tempo, invadiu a noite potiguar e inseriu com sucesso seu nome na programação das melhores casas de show da região, como o Seaway Shopping, Havana Jazz Club, DoSol Rock Bar, Muganga Restaurante Regional, Blackout e Budda Pub.
(Fonte: Trama Virtual)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

RASTAFEELING

Mesmo com pouco tempo de estrada, RASTAFEELING é hoje uma das grandes referências no cenário reggae independente nordestino. Em março de 2004, na cidade de Natal, Allan Negão (Dread Lion), Ricardo Cazzolli e Pascoal Neto, formavam um trio com o propósito de fazer um som com identidade própria que misturasse a música e a filosofia do reggae - sem padrões de rotulagem(Roots, Ragga, Dub, etc...) - com as influências musicais de cada um. Nascia então o Rastafeeling. Gravaram o primeiro CD no em 2005 - Rastafeeling Demo (quando, logo em seguida, agregou-se ao time o guitarrista Michael William), e o segundo no início de 2007 - Rastafeeling “Ao Vivo”, mesmo ano em que o grupo gravou seu primeiro vídeo clip com a música Cidade do Sol. Apresentaram-se várias vezes na cidade de Natal com bandas nacionais como Natiruts, Tribo de Jah, Edson Gomes, Planta e Raiz, Jah Live, e internacionais como Groundation e Don Carlos. Participou tbm, no 2º semestre de 2008, de um dos festivais nacionais mais importantes do cenário musical independente realizado na capital do RN: o MADA. Onde a banda foi destaque diante de um público com cerca de 6 mil pessoas. Fizeram também vários shows importantes em outros estados: na Praia de Canoa Quebrada – CE (aniversário do Freedom Bar, referência no cenário reggae nordestino), no II Fórum Social Brasileiro em Recife – PE (com bandas de vários estilos vindas de todo país), em Olinda – PE (onde dividiram o palco, pela primeira vez, com uma banda internacional, a jamaicana The Gladiators), e em Fortaleza – CE (se apresentando com a banda Donaleda no espaço Ar Livre e na barraca Sorriso do Sol).
(Fonte: Myspace)

POESIA DE ROUSI GONÇALVES

EDUCAÇÃO
O sonho
A esperança
E a retórica
Esculpem
A cotidiana pedra
Buscamos
Realidades
Outras
Quando o sorriso
E a lágrima
ultrapassam
O olhar...
Já não somos mártires
Ali estamos
Compreendendo a pedra
Como um gigante bloco de gelo

MÁRCIO RANGEL - MOSSORÓ WORD

Marcio Rangel freqüentou numerosos seminários de música na Itália, com artistas de renome, onde desenvolveu a sua técnica particular, adaptando violão e guitarra ao contrário e tocando como canhoto. A característica dessa técnica é tocar os baixos com o anular e mindinho e a melodia com polegar, indicador e médio, obtendo assim uma sonoridade mais forte nos baixos e aveludada nos agudos, desenvolvendo, além disso, digitações novas de acordes. O seu primeiro CD, Palavras do Som, como solista e compositor, foi lançado em 2002 pela gravadora Italiana Azzurra Music (Verona). Parte integrante da coleção Guitar Masters Club (que lançou, na mesma coleção, trabalhos de Toquinho, Paulinho Nogueira, Karoly, Andrea Braido, Luca Colombo, Irio De Paula, Eros Roseli, Kreol...). Na Itália, atuou em vários festivais e teatros ao lado de artistas italianos e internacionais como Ort (Orquestra Della Toscana), Yumi Tanaka (soprano), Moni Ovadia, Orquestra di Archi Italiana, Niko Jugdorkest, Mozart'ango, Amaryllys Quartet, Duo Boranni Fossi, Nuovo Quintetto Italiano, Synfhonic Orquestra Zuiderkemper, Italian Brass Week, Europera Jugdorsked, Leonardo Locatelli, Coro Senese, Jens Lindeman, Charlie Venom, Arcadia Wind, Grupo Frigiliana, Sinfonica di Benidorn, Pino De Maio, Brentoowd School Orquestre, Italian Ensamble. Em alguns concertos fez duos e trios com Gilson Silveira, Rogerio Botter Maio, Ettore Bonafè, Roberto Taufic, Steve Blake, Wagner Tse, Cacau Arco Verde, etc. revista européia New Age (2005) publicou uma entrevista com o artista, inserindo-o na coletânea com artistas internacionais como Pierre Bensusan, Regina Carter, Bliss, Shaurasia. Em 2006, Marcio Rangel tem matéria publicada na Revista Alemã Tours. A emissora Radio Popular, de Milão, entrevistou ao vivo o artista. Ele recebeu prêmio especial pela composição no Concurso Internacional de Violão de Poggibonsi Siena.
(Fonte: Gazeta do Oeste)

ARTE DE VALDEREDO NUNES


quinta-feira, 18 de setembro de 2008

MOONGANJAH

Banda criada por amigos de infância, tendo como intenção musical a junção da música jamaicana(reggae, dub e ragga) com elementos nordestinos ( baião, xote e embolada). A banda se apresentou pelo primeira vez, profissionalmente no antigo bar "Pé na Areia" , que se localizava na praia de Ponta Negra (bairro onde a banda foi criada, especificamente na vila de Ponta Negra-Natal/RN). A partir dessa apresentação a banda tocou em vários locais tanto na capital como no interior. Também se apresentou em Recife com o grande Gregory Isacs, já abriu shows de bandas consagradas como : Tribo de Jah, Ponto de Equilíbrio, Natiruts, Planta e Raiz , o grande Edson Gomes, Mundo Livre S/A , Eddie , Bom Sucesso Samba Club .
(Fonte: Trama Virtual)

PANGAIO

PANGAIO teve inicio em 2001, durante uma excursão a Alemanha junto a uma importante companhia de dança da cidade de Natal. Na ocasião, um grupo de músicos foi reunido para acompanhar as apresentações. Após a escursão os músicos envolvidos resolveram formar uma banda em que a diversidade musical foi o referencial para as primeiros experimentos. Por esse motivo adotaram o nome de “Pangaio” - embarcação asiática de especiarias diversas - para sintetizar a essência musical de ritmos e influências variadas.

(Fonte: Myspace)

POESIA DE LICURGO CARVALHO

SONETO PARA NATAL
Filha de uma Mãe Luíza qualquer,
Com cheiro nobre de Alecrim,
No Potengi, nasceste uma mulher,
Espraiada numa Cidade Jardim.
Mundana com os gringos na Ribeira,
No Beco, enche a cara de poesias e lama,
E sob a leveza de uma brisa costeira,
Oração ébria na candelária de quem ama.
Aventuras descabidas nas dunas do Tirol,
Cidade de esperança no oculto feminino,
Felações permitidas no concreto Mirassol.
Menina de Ponta Negra, crescida no carnaval,
Formidável comborça nas ruelas das Rocas,
Eterna noiva cascudiana, teu belo nome é Natal.

ARTE DE LEONARDO SODRÉ



POESIA DE MARIA JOSÉ

FÁLICOS
Quero escrever
com meus dedos
a língua que falo.
Que falo!
Falo, pois toca
a língua
dos meus dedos.
Quero dar-te
um beijo de língua
com a ponta
dos meus dedos
fálicos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

BANDA FLIPERAMA

O FLIPERAMA é uma banda que surgiu em abril de 2005 na cidade do Natal, Rio Grande do Norte, e seu estilo é o bubblegum, com bastante influência dos Ramones, The Queers, Carbona, Magaivers, Gramofocas dentre outras. O quinteto que é formado por "Hermano" (Vocal), "Garrafinha" (Baixo/Vocal), "Doug" (Bateria/Back vocais), "kaká" (Guitarra) e Pedrinho (Guitarra) seguem apostando suas fichas. A banda teve seu primeiro cd, "Quatro pinos, uma jogada..." lançado pelos selos DoSol Records e o Baktéria Records, com 10 faixas de puro rock colegial, com letras falando de bailes, festas, bebidas, garotas, carros, motos, fichas e jogos. A banda fecha o ano de 2007 com o retorno da formação original como um “quinteto” (retorno de Hermano ao grupo, através de um convite feito pelos seus integrantes), participações em importantes festivais, como o Rock na Rua (convocada pela curadoria), uma das finalistas do concurso Pop Rock Tropical, segundo ano consecutivo participando do festival Dosol. Também faturou os prêmios das duas categorias do Prêmio Rock Potiguar em que concorreu, como Banda revelação de 2006 e melhor CD Potiguar de Rock de 2006 com o "Quatro pinos, uma jogada...". Também ganhou o troféu Destaque Cultural 2007 na categoria Rock, do projeto Quarta Cultural da assembléia legislativa do Rio Grande do Norte e participou da coletânea desse mesmo projeto. E em novembro fez seu primeiro registro oficial em DVD com mais cinco bandas locais, gravando 07 músicas (do primeiro cd e algumas inéditas) em um show ao vivo no Centro Cultural Dosol Rock Bar.
(Fonte: Myspace)

ADRIANO AZAMBUJA

Guitarrista radicado no RN, Adriano Azambuja nasceu em Lagoa Santa-MG. Filho de militar, veio morar em Parnamirim aos 9 anos e após experiência traumática como aluno interno do Colégio Militar de Fortaleza começa a tocar guitarra influenciado por Richard Palmer (Supertramp 1970), Jimi Hendrix e Jimmy Page. Como guitarrista tocou em várias bandas locais, entre elas: Cabeças Errantes, A Bandeira do Urso e Sangueblues. Ainda toca com Amáquina, banda formada na adolescência, onde desenvolve um rock pesado e também autoral com influências setentistas. Adriano Azambuja destaca atualmente a banda sueca Dungen e o trabalho solo de John Frusciante (Red Hot Chilli Peppers) como um dos mais criativos, sinceros e inspiradores dos últimos tempos. Seu disco solo de estréia é composto de canções intimistas e imagéticas. "VAGALUME E O SOM DAS COISAS QUE ESTÃO SEM NOME" foi composto, arranjado, cantado e executado por Adriano Azambuja num exercício "arnaldiano".
(Fonte: Palco Mp3)

ZÉ MARCONI - FORRÓ PÉ DE SERRA

Zé Marconi nasceu em São João do Sabugi RN, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, atualmente mora em Natal. Gravou o CD Forró Cheiro da Terra, com xote, baião e marcha junina, de sua autoria, registradas na Escola de Música da UFRJ. Suas composições falam na vida e nos sonhos do sertanejo e seu CD vem ganhando espaço nas rádios de Natal, Caicó e Patos, PB.
(Fonte: Blog próprio)

POESIA DE DORIAN LIMA

APIMENTANDO

A cultura
líquido injetado
na contra-cultura
me dói por dentro
feito acupuntura.

ARTE DE NEWTON AVELINO




POEMA DE FABIÃO DAS QUEIMADAS

Canta alegre os passarinhos
do outro lado do rio
uns cantam por que tem fome
outros cantam por ter frio
uns cantam de papo cheio
outros, de papo vazio.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

ALEXANDRE ATMARAMA

O violonista Alexandre Atmarama, nascido em Natal-RN no ano de 1962, iniciou seus estudos musicais em 1978 na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde permaneceu durante cinco anos. Após longos anos dedicados exclusivamente a vivência da filosofia e ensinamentos orientais, em 1997 retomou sua carreira artística através da I Orquestra de Violões do Ceará, tendo em seguida retornado a Natal onde atua como pesquisador musical, se apresenta como violonista e leciona cursos de violão em instituições como a Escola de Música da UFRN, Instituto Waldemar de Almeida e Conservatório de Música da UERN Recentemente publicou o livro Doze Composições para Violão. Em suas pesquisas, estudos e composições, além de músicas ao violão solo, desenvolve técnicas direcionadas ao instrumento. IMALT, título do seu primeiro álbum, é uma dessas técnicas. Com Bacharelado em violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Atmarama dedica-se também ao estudo do sitar, instrumento tradicional da Índia.
(Fonte: Mudernage)

ALVAMAR MEDEIROS

O cantor e compositor Alvamar Medeiros é natural de Alexandria. Lugar onde viveu toda a sua infância até se mudar para Brasília. Aos 22 anos, aprendeu a tocar violão com os amigos, apenas por diversão. Foi nessa época que entrou em cena o poeta cantador, Nilson Alves, com suas baladas, xotes e baiões, trazendo histórias de Terezinhas abotoadas, de Banda de Pau e Corda, Tarancón, e mais Xangai, Saulo Laranjeiras, Renato Teixeira, Juraildes da Cruz. Depois dessa estrada, em 2004 foi indicado em duas categorias para o prêmio Hangar de música como Melhor Compositor e Melhor Música. No mesmo ano, lança seu primeiro CD “Bebendo a vida em mãos de cuia” com composições próprias e de autores como Babal e Elino Julião.
(Fonte: Poeiras e Cantos)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

AS POTYGUARAS

Com oito anos de estrada, o grupo As Potyguaras foi idealizado pela sanfoneira Suzete Sales, que se inspirou em Maria Bonita e todas as mulheres fortes do Nordeste para montar o visual e o estilo da banda. Ela conta que a paixão pela sanfona é antiga. “Meu pai me deu uma sanfona quando eu tinha nove anos de idade. Aos dez, já era professora da Academia do Acordeon Mário Mascarenhas”. Do gosto pela música tipicamente nordestina surgiu o grupo, que já lançou um CD, intitulado “As Potyguaras em Canto Potiguar”, em maio de 2007. O grupo realiza cerca de 60 shows por ano e é formado atualmente por Suzete Sales (sanfona), Silvana Martins (vocal e agogô), Deusa do Forró (vocal e triângulo) e Bianca Maggi (zabumba e percussão). O conjunto já se apresentou em lugares como São Paulo, Recife e Fortaleza. Além disso, ganharam uma matéria de cerca de seis minutos em cadeia nacional, transmitida pela Rede Globo.
(Fonte: Tribuna do Norte)

POESIA DE MAJÓ (ANDIÈRE ABREU)

NINGUÉM PODE MAIS FUMAR
NU'AMBIENTE COLETIVO

Medida parlamentar
chegou de encontro ao fumante,
de modo deselegante
Ninguem pode mais fumar
Nem adianta reclamar!
por ser o fumo nocivo
tudo nele é negativo,
Vá fumar longe, portanto,
da cadeia eu lhe garanto
Nu'ambiente coletivo

ARTE DE CELINA BEZERRA



KLEBER MOREIRA

Kleber Moreira é natural da cidade de Natal. Descoberto por um professor de capoeira que percebendo a sua facilidade com rítmos o incentivou a procurar uma escola para estudos mais apurados. Em 1998 concluiu curso de percussão na Casa Talento Natal/RN Logo em seguida ingressou no Curso Técnico de Eercussão na UFRN, concluindo-o dois anos mais tarde. Kleber é professor de percussão erudita no Projeto Criança patrocinado pela Petrobrás em Gramaré e músico da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN. Onde cursa o bacharelado em Percussão Erudita. Exímil executante de berimbal é possuidor de uma versatilidade notável, podendo ir do popular ao erudito com extrema facilidade bem como sua expressão musical e corporal afirmada nos concertos e shows onde atua. Para citação de alguns artistas e grupos que contaram com a sua participação menciona-se a brilhante bailarina e cantora Tatiana Cobett Florianópolis/SC, a Orquestra Sanfônica de Natal, A Big Band Jerimum Jazz e a Cantora Kristal/RN.
(Fonte: Café do Vento)

MAZINHO VIANA E REGINA MARIA

Mazinho Viana é de Mossoró (RN), trazendo do sertão o tempero para suas composições e interpretações. Além do trabalho em dupla com Regina Maria, também integra os grupos "Café do Vento" e "Flor da Macambira" e acompanha outros intérpretes conhecidos em Natal (RN) como no espetáculo "Te convido a Girar" de Luciane Antunes. Regina Maria é pernambucana do Recife. Também integrante do grupo "Flor de Macambira", extrai das suas raízes e influência negra, na percussão e na voz.
(Fonte: Myspace)

CLAUDIANA ANTUNES

Em 1986, iniciou sua carreira cantando no PROGRAMA CANTA NORDESTE, na TV Universitária. Em 1995, QUARTETO ARTEFATO - O repertório abrangia o rock, pop, MPB, internacional e reggae. 2002, Projeto Seis e Meia. Dividiu o palco com ROSA MARIA COLIN.
2003, Iniciou seus shows pela Paraíba. 2005, Canta na Assembléia Legislativa recebe seu primeiro troféu de Destaque Cultural. 2006, Recebe seu segundo troféu e tem uma canção de sua autoria, A COR QUE VOCÊ ESCOLHEU, no Projeto da Assembléia Legislativa. 2007, Começa sua temporada pela Paraíba e sua canção A COR QUE VOCÊ ESCOLHEU é executada nas rádios: Guarabira FM e Rádio Cidade.
(Fonte:: Palco Mp3)